segunda-feira, 24 de maio de 2010

De olho na sustentabilidade, arquiteto da Arena da Baixada vai à África do Sul


Diego Pérez integra comitiva de arquitetos das arenas brasileiras para Copa 2014 irão visitar estádios e demais estruturas da Copa 2010

O time de arquitetos dos estádios brasileiros para a Copa do Mundo 2014, entre eles Diego Pérez, um dos projetistas da Arena da Baixada, embarca neste domingo (28) para a África do Sul. A comitiva irá visitar todos os estádios e várias instalações que receberão os jogos e torcedores na Copa do Mundo deste ano.

A missão foi organizada pelo Portal 2014, que é uma realização do Sinaenco – Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia. A reportagem tentou contato com o representante de Curitiba na viagem, mas não obteve êxito. Entretanto, entrevistou Carlos Arcos, proprietário do escritório de arquitetura Viglliecca e Associados, responsável pelo projeto de conclusão do estádio do Atlético Paranaense.

Para ele, as viagens feitas constantemente para a África do Sul servem para outros países que já receberam jogos da Copa do Mundo, como a Alemanha, contribuem muito para os projetos a serem desenvolvidos no Brasil. “Depois de conhecer os projetos, podemos finalmente ver algumas das obras prontas ou em fase final de conclusão. A visão é diferente entre cada uma das etapas”, explicou Arcos, por telefone, à Gazeta do Povo.

As visitas feitas nesta época não devem influenciar a base dos projetos das arenas brasileiras, mas podem servir como exemplo para a implementação de novidades tecnológicas. “Temos um excelente conhecimento dos estádios da Alemanha e agora os da África. Mas quatro anos é muito tempo para se desprezar as novidades técnicas. O mercado mundial esta sempre em evolução e precisamos estar atentos ao que tem sido feito e melhorado”.

Para Carlos Arcos, Diego Peréz estará atento às novidades de sustentabilidade. “Também coisas tecnológicas e de funcionalidade. O mundo esta mais atento à sustentabilidade e precisamos acompanhar isso”, acrescentou.

Sobre o andamento das obras da Arena da Baixada, Luiz de Carvalho, assessor de Relações Institucionais da Prefeitura de Curitiba e membro do comitê de assuntos para Copa 2014 na capital paranaense, tudo esta dentro do programado. “Estamos na frente da demais, afinal as obras começaram no ano passado com a conclusão do primeiro anel da Brasílio Itiberê. Tudo devidamente aprovado”, disse.

Um projeto atualizado de conclusão da Arena da Baixada, com várias alterações, já foi aprovado pela seção sul-americana da FIFA e atualmente esta no escritório central da entidade, na Suíça. “A FIFA sempre pede alterações a atualizações, mas nada de grande monta. São pequenos detalhes, mas que já foram aprovados aqui na sul-americana e agora foram para última análise na central. Posso garantir que estamos agradando”.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário